“10° Encontro Histórico-Ferroviário de Bauru” é realizado neste final de semana

Neste final de semana, a Prefeitura Municipal de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Museu Ferroviário Regional de Bauru, realiza o “10° Encontro Histórico-Ferroviário de Bauru”. O encontro é gratuito, aberto ao público e conta com o apoio da BILD-Desenvolvimento Imobiliário. No sábado (22), o evento acontece das 9h às 17h no domingo (23), das 9h às 15h.

O encontro será realizado na Antiga Estação Ferroviária, com entrada pelo Museu Ferroviário Regional de Bauru. Dentre as atividades, destaca-se a presença de expositores de ferromodelismo e carros antigos, artesanato, exposição da Maria Fumaça e maquetes, apresentações culturais e artísticas.

O objetivo é valorizar a história na cidade e destacar a relevância que a ferrovia teve para o crescimento e desenvolvimento de Bauru.

Chegada das Ferrovias
A primeira Ferrovia a chegar na cidade de Bauru foi a Sorocaba, em 1905. Já no ano seguinte, em 1906, foi a vez da Estrada de Ferro Noroeste ser inaugurada na cidade. Em 1910, chegou a Companhia Paulista. Em Bauru, existia então o maior entroncamento ferroviário do país. Isto contribuiu para o crescimento econômico da cidade, que hoje é da principal do centro-oeste paulista.

O Museu Ferroviário
O Museu Ferroviário Regional de Bauru é uma instituição vinculada ao Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura. Sua missão é preservar, por meio da conservação, estudo e comunicação, os testemunhos materiais e imateriais relacionados ao surgimento, trajetória e atuação da ferrovia no município.

O Museu foi fundado em 26 de agosto de 1989 e desde então está instalado no antigo prédio administrativo da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, na Rua Primeiro de Agosto, quadra 1, s/n . Em 2001, recebeu uma locomotiva a vapor, na qual Getúlio Vargas instalou em sua vinda ao município de Bauru, na Revolução de 1932.

A composição foi restaurada com o intuito de proporcionar ao visitante maior contato com a história do município.

O Museu está aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h e aos sábados, das 8h30 às 13h30.

SERVIÇO
10° Encontro Histórico- Ferroviário de Bauru
Data: 22 e 23/09, a partir das 09h
Local: Antiga Estação Ferroviária
Rua Primeiro de Agosto, quadra 1, s/n.

museu ferroviario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com