Alunos da Escola Guedes de Azevedo visitarão rio Bauru, lagoa de captação do rio Batalha e ETA no Dia Mundial da Água

As atividades pedagógicas serão realizadas para conscientizar os estudantes sobre a preservação da água.

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a partir das 7h30, os alunos do 6º ano da Escola Guedes de Azevedo visitarão o rio Bauru, na Avenida Nuno de Assis, o Centro Ambiental, onde está localizada a lagoa de captação de água do rio Batalha, e a Estação de Tratamento de Água (ETA).

A atividade faz parte do calendário letivo da instituição há 23 anos, reunindo alunos e professores no estudo sobre o meio ambiente na prática, com coleta de água e análise de oxigênio, PH e amônia, que são indicadores de presença de material orgânico na água. As atividades são importantes para os alunos, pois despertam o interesse pela ciência, meio ambiente e natureza local.

A conscientização dos alunos em relação à preservação do meio ambiente é um dos objetivos que fazem com que a instituição realize a visita todos os anos. “O objetivo é fazer os estudantes verem e sentirem os efeitos do assoreamento dos rios, a erosão provocada pelo desmatamento da mata ciliar, a ausência de animais nativos que dependem do equilíbrio sustentável da natureza e a degradação dos rios provocados pela poluição”, explica Roberto Pallotta, diretor da Escola Guedes de Azevedo.

dia-agua-escola-guedes-de-azevedo-1

No rio Bauru, uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente acompanhará os estudantes na coleta e análise da qualidade e propriedades da água. Já no Centro Ambiental, está previsto o plantio de mudas florestais em volta da lagoa de captação do rio Batalha, com a presença de autoridades do governo municipal, como o Prefeito, o Presidente do DAE e o Secretário do Meio Ambiente, que palestrarão aos alunos sobre a importância da preservação da água.

Conhecimento e conscientização

A Escola Guedes de Azevedo possibilita que os alunos ampliem suas visões para a sociedade, indo além do aprendizado em sala de aula, mas também proporcionando o contato pessoal com aquilo que aprendem na escola. “Desde 1996, quando ainda não havia esse discurso de sustentabilidade e economia sustentável, a escola iniciou essas expedições já preocupada com a formação dos alunos para uma visão mais cidadã do mundo, para mostrar a eles as implicações de um descarte inadequado de lixo, e ocupação irregular demográfica, a fim de que os estudantes se sentissem impactados pela visita e entendessem que o problema não restringe ao meio, mas, também os atinge dentro de casa”, destaca o diretor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com