Alunos do Unesp Bauru realizam visita com audiodescrição ao vivo para cegos

Nesta sexta-feira, 11 de outubro, estudantes da Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) vão promover uma visita guiada com audiodescrição simultânea no campus de Bauru para alunos com deficiência visual do Lar Escola Santa Luzia para Cegos.

O trajeto feito pelos estudantes começará pela Rádio Unesp, onde serão mostrado os estúdios, os equipamentos e todo acervo do local, e passará pelo campus até chegar à sala do Biblioteca Falada, próximo a pós-graduação. Quando chegarem a sala, haverá um coffee break para recepcionar os visitantes.

Durante todo o caminho que terá início às 10h da manhã, quatro membros do projeto Biblioteca Falada vão guiar os alunos e vão realizar a audiodescrição dos ambientes. Nas semanas anteriores, os estudantes fotografaram o percurso e preparam todo o roteiro para narração. O objetivo da atividade é promover a acessibilidade e apresentar a universidade pública para pessoas com deficiência.

 

Biblioteca Falada e Lar Santa Luzia

O Biblioteca Falada é um projeto de extensão da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp de Bauru, que realiza a transformação de textos literários e jornalísticos do formato impresso para o áudio, a partir dos processos de adaptação de roteiro, locução e sonoplastia/sonorização.

Também são realizadas audiodescrição de imagens, fotografias, desenhos, filmes, videoclipes, novelas e outros produtos audiovisuais. Os conteúdos são escolhidos com base nas demandas e sugestões de entidades e pessoas, especialmente dos alunos do Lar Escola Santa Luzia para Cegos.

O projeto Biblioteca Falada busca contribuir com o desenvolvimento de pessoas com deficiência visual em relação às atividades intelectuais, colaborando para desenvolver as aptidões de audição e aquisição de conhecimentos, fundamentais para a inclusão social e o exercício cidadão. Atualmente, 33 alunos de Jornalismo, Relações Públicas e Psicologia participam do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com