fbpx

Aprenda a negociar o valor de compra de um imóvel em Bauru

O momento de comprar uma casa nova, além da realização de um sonho, envolve uma decisão muito desafiadora. Afinal, uma propriedade, além de um cantinho aconchegante com a sua cara, também inclui responsabilidades, comprometimento de renda e questões burocráticas.
Por isso, se você não tem muita experiência em pesquisa e compra de imóveis, deve prestar muita atenção e procurar aprofundar seus conhecimentos sobre o cenário imobiliário para não sair perdendo em uma negociação.

Confira algumas dicas úteis e descubra como deixar a emoção de lado, usar mais a razão e garantir a sua nova casa ou apartamento de forma inteligente e rentável.

1. Observe os imóveis na região

Independentemente da localização da propriedade escolhida, é importante pesquisar a faixa de preço dos imóveis à venda na região. Afinal, quando você tiver conhecimento sobre o valor de mercado de acordo com fatores como região e infraestrutura, fica muito mais fácil negociar a sua compra.

Portanto, pesquise os imóveis que tenham características semelhantes com as da casa ou apartamento escolhidos (como m2, tamanho do condomínio, número de quartos e banheiros, áreas de lazer e vagas na garagem), observe e compare cautelosamente as faixas de preços.

2. Fique de olho no valor

Ao encontrar um imóvel com valor muito abaixo do mercado, desconfie.
Isso porque pode ser que os proprietários tenham urgência em realizar a venda de casas em Bauru e, por isso, abaixaram os valores. Mas, por outro lado, pode ocorrer a incidência de irregularidades na documentação ou sérios problemas estruturais nas propriedades.
Em contrapartida, uma forma eficaz de negociar valores acima de média é apresentar uma pesquisa sobre os valores dos imóveis da mesma região para convencer o vendedor a abaixar o preço ou concede algum tipo de desconto especial.

3. Descubra se o imóvel está à venda há muito tempo

Descobrir há quanto tempo o imóvel está à venda é um fator decisivo para realizar uma renegociação de compra bem-sucedida. Afinal, a falta de liquidez impacta diretamente no preço de venda de um imóvel.

No caso das propriedades usadas, ficar sem moradores por muito tempo é sinônimo de problemas. Com certeza, algo de errado tem. Os empecilhos podem estar presentes no próprio preço, na documentação ou até mesmo na região ou infraestrutura.

Já em relação aos imóveis novos, quando eles não são vendidos em um período aceitável, passam a representar grandes problemas para as construtoras, que devem arcar com as taxas de condomínios das propriedades. Por esse motivo, as empresas abaixam os preços das propriedades para vendê-las mais rapidamente. Em suma, quanto maior o período em que o imóvel estiver à venda, maior poderá ser o desconto solicitado.

4. Contraponha, sempre

Sem dúvidas, uma boa negociação envolve um pouco de pechincha. Por isso, sempre contraponha e peça um pouco de desconto. Na maior parte das vezes, os proprietários já esperam por isso.

Contudo, caso não haja acordo e você queria realmente comprar apartamento em Bauru ou a casa escolhida do mesmo jeito, não demore para aceitar o valor que achar justo. Nesse momento, pensar só em economizar pode ser arriscado. Afinal, quando você resolver realizar a compra, pode ser que o imóvel já tenha sido vendido.

5. Sempre use o bom senso

Por fim, jamais se esqueça do bom senso e da noção, um bom negociador jamais deixa esses fatores de lado. Por isso, sempre que for contestar ou contrapor algo, utilize argumentos sólidos, baseados nas suas pesquisas e no conhecimento que foi adquirido durante o processo.
Não fale sobre terceiros e nem se baseie em opiniões de amigos ou familiares. Nesse momento, o que vale é o seu ponto de vista, bem como a sua avaliação sobre o imóvel e o mercado imobiliário.

 

Enfim, curtiu ficar por dentro de como negociar o valor de compra de uma propriedade? Se esse artigo foi interessante para você, compartilhe-o em suas redes sociais e leve essas informações para mais pessoas interessadas em garantir seus imóveis próprios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com