Companhia Estável de Dança de Bauru apresenta “Tropicália Bananas ao Vento”

A Companhia Estável de Dança de Bauru, através da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta o musical “Tropicália Bananas ao Vento” de Sivaldo Camargo nesta quarta-feira (22), no Teatro Municipal, a partir das 21 horas.

Com entrada gratuita (não é preciso chegar uma hora antes), a apresentação faz parte das comemorações dos 50 anos do Movimento Tropicalista. O Musical mostra por meio da Dança, Teatro, Música e Artes Plásticas o que foi o Movimento. O elenco é formado por 12 bailarinos (Ana Beatriz Rodrigues, Ana Rocha, Bia Tardivo, Ester Fernandes, Julia Date, Julia Zanini, Julia Soares, Mariela Mira, Roberta Borges, Thainá Fernada, Luiz Felipe e Marcos Arantes) e ainda conta com participações especiais dos atores Roger Lima, Larissa Zulian e do artista plástico Silvio Selva.

TROPICÁLIA 50 ANOS

O tropicalismo, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, teve participação do compositor Tom Zé, dos letristas Torquato Neto e Capinam, dos maestros e arranjadores Rogério Duplat e Júlio Medaglia do Trio Os Mutantes e das cantoras Gal Costa e Nara Leão. O Tropicalismo revolucionou o status quo da música popular brasileira, no final da década de 1960. Diferentemente da Bossa Nova, que introduziu uma forma original e um estilo de compor e interpretar, a Tropicália, não pretendia sintetizar um estilo musical, mas instaurar uma atitude e libertação anti enquadramentos, prestigiando os traços da cultura brasileira, habitualmente rejeitadas pelos grupos que insistiam em categorizar vertentes ideológicas, políticas ou de outra ordem. A Tropicália, movimento aberto e eclético, incorporou o rock internacional, o iê-iê-iê, o cafona, o Kitsch, o experimentalismo músico-literário, a poesia concreta, o folclore formando assim a “geleia geral brasileira”.

O elenco ainda não havia nascido quando surgiu a Tropicália. O Movimento que mudou de forma determinante a moderna música popular brasileira é apresentado em “Tropicália Bananas ao vento”, com a mesma irreverência e deboche de 1967.

Companhia Estável de Dança de Bauru

Criada em 2012 pela Prefeitura Municipal de Bauru, a Companhia Estável vem se destacando no cenário cultural da cidade. Formada por um elenco de jovens bailarinos, possui em seu repertório 18 coreografias assinadas por consagrados coreógrafos. A Companhia ao longo de sua trajetória consolidou importantes projetos como: “Integração”, “Companhia Solidária”, “Acordes & Movimentos” ,“Imagens & Movimentos”. Já se apresentou em várias cidades da região e em 2015 fez a abertura da São Paulo Companhia de Dança na cidade de Bauru com a coreografia “Frida”.

Pelo quarto ano seguido a Companhia Estável de Dança participa do FACE – festival de Artes Cênicas de Bauru. Este ano a Companhia apresenta o Musical “Tropicália Bananas ao Vento” de Sivaldo Camargo.

Giovanna Polo
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Bauru

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com