Cozinha Comunitária completa 1 mês

 

A Cozinha Comunitária, inaugurada pela Prefeitura Municipal de Bauru em parceria com o Governo Federal – Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário completou um mês de funcionamento nesta quinta-feira, 30/06, e serviu mais de 4.400 refeições nesse período.

A administração da Cozinha é de responsabilidade da Secretaria Municipal do Bem-Estar Social, através da Organização da Sociedade Civil Ação Comunitária e Promoção Social São Francisco de Assis.

A Cozinha Comunitária tem por objetivo a oferta de refeições adequadas e saudáveis, nutricionalmente balanceadas, fornecendo inicialmente 200 refeições diárias para atender prioritariamente pessoas em situação de insegurança alimentar grave, beneficiários do Programa Bolsa Família, indicados preferencialmente pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. Além disso, objetiva também oferecer cursos de qualificação profissional, voltados para a Preparação do Trabalho e Renda.

O equipamento público funciona de segunda à sexta-feira, das 07h às 17h, exceto feriados, a partir das 11h e comercializa as refeições a R$1,00 até completar a capacidade de 200 refeições por dia. A Cozinha está localizada à Rua Higa Ancho, 2-180 – Núcleo Habitacional Pastor Arlindo Lopes Vianna.

No próximo semestre, a Cozinha Comunitária inicia as ações do Programa de Inclusão Produtiva – 1° Fase Preparação para o Trabalho e Renda, através do Curso de Boas Práticas de Fabricação para Manipulação de Alimentos (BPMF) e Salgados, Doces e Bolos Simples em parceria com o SENAI.

As inscrições devem ser feitas através do CRAS FERRADURA – Unidade III, Rua: Maria José Silvério dos Santos, qd. 02 s/nº esquina c/ Av. Lucio Luciano (CEU das Artes), N.H. Pastor Arlindo Lopes Viana.

Nos meses de julho e agosto a Cozinha Comunitária irá realizar Oficinas e Palestras informativas para a comunidade. As palestras serão realizadas sempre no período da tarde e com vagas limitadas a 30 participantes cada. O objetivo dessas atividades é de propiciar à população educação nutricional, para melhorar a qualidade de vida da mesma.

 

Dia Palestra
01/07/2016

14h

Alimentação Saudável
08/07/2016

14h

Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos
15/07/2016

14h

Como saber a Qualidade dos Alimentos na hora da Compra
22/07/2016

14h

Congelamento e Conservação dos Alimentos
29/07/2016

14h

Aproveitamento Integral dos Alimentos
05/08/2016

14h

Amamentação
12/08/2016

14h

Hipertensão Arterial
19/08/2016

14h

Nutrição e Saúde Bucal
26/08/2016

14h

Avaliação Nutricional

 

 

No segundo semestre também serão realizados grupo socioeducativos na Cozinha Comunitária. Eles ocorrerão uma vez ao mês, em parceria com o Programa de Apoio Social da Ação Comunitária e Promoção Social São Francisco de Assis. Esses grupos proporcionarão um momento de difusão de informações enquanto os usuários aguardam na fila para o almoço.  Eles serão abertos à comunidade e com temáticas pertinentes ao cotidiano das famílias que frequentam o Programa.

 

 

Data Temáticas
14/07 Respeito
-Empatia
-Compreensão
-Preservação
-Proatividade

Lixo e poluição

15/08 Espaços de cidadania – CRAS e CREAS
12/09 -Informativo sobre as eleições (cargos; atribuições; papéis;
exercício da cidadania)
10/10 Espaços de cidadania : defensoria pública
14/11 Espaços de cidadania – CAPS e CAPSi
12/12 Mulheres: Direitos; Delegacia da mulher; Sororidade

 

De acordo com a Secretária do Bem Estar Social Rosa Maria Otuka Barbosa Pereira, “foi possível verificar nesse primeiro mês de funcionamento que o Programa Cozinha Comunitária têm se fortalecido no território a cada dia, tendo em vista que a demanda espontânea pela refeição têm superado a meta estabelecida, devido a qualidade da alimentação fornecida e do atendimento realizado, bem como o preço acessível de R$ 1,00”. Salientando também a importância do desenvolvimento de oficinas e palestras propiciando à população educação nutricional, e consequentemente a melhoraria na qualidade de vida desta população.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PREFEIUTRA MUNICIPAL DE BAURU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com