Empresas encontram talentos em jovens aprendizes

Em 2010, Marcelo Nazarine, então com 17 anos, buscava uma oportunidade no mundo do trabalho. A expectativa era enorme, pois sonhava em ter seu primeiro emprego com carteira assinada. Nessa época, foi chamado para trabalhar como auxiliar administrativo no departamento de recursos humanos de uma rede multinacional de supermercados de Bauru e, ao mesmo tempo, foi matriculado no programa Aprendizagem do Senac Bauru.

Esse programa é uma capacitação profissional pela qual os jovens podem ter sua primeira experiência no mundo do trabalho. O curso é gratuito e a inscrição do aluno é feita pela empresa em que ele atuará como aprendiz em paralelo às aulas. A formação tem duração de 17 meses com uma carga horária é de 1.560 horas, sendo 480 horas teóricas no Senac e 1.080 horas práticas na empresa.

Em seu primeiro ano de trabalho na rede de supermercados, Marcelo empenhou-se e, com o conhecimento aprendido durante as aulas do Aprendizagem, começou a se destacar rapidamente. Após concluir o programa, o jovem foi contratado para a função de auxiliar administrativo de pessoal e, cerca de um ano depois, foi promovido a coordenador de treinamento. A segunda promoção veio em alguns meses e ele virou gerente, ficando responsável pelo departamento de recursos humanos.

Foram três anos desde a conclusão do programa Aprendizagem até chegar na função que exerce atualmente. Hoje, aos 24 anos, ele relembra a importância da transformação que essa experiência proporcionou: “O programa do Senac me fez enxergar com mais clareza o ambiente profissional e me preparou para a transição da escola para o ambiente de trabalho. Fez toda a diferença na minha formação profissional e foi o suporte que me guiou”, conta.

Vivenciando os dois lados do Aprendizagem, Marcelo reconhece a importância do programa na sua formação, pois, hoje, ele é um dos responsáveis pela seleção dos novos jovens aprendizes da rede onde trabalha. “O programa é importantíssimo para a empresa, uma vez que consegue moldar o profissional que ela busca no mercado. Não se trata apenas de uma oportunidade no mundo do trabalho, mas sim de uma mudança de vida”, avalia.

Emmanuel Flores de Andrade, gerente do Senac Bauru, reforça que o programa Aprendizagem “prepara o jovem não só para sua primeira oportunidade no mundo do trabalho, mas também estimula seu desenvolvimento humano com atividades teóricas e práticas”.

 

Três novas turmas do Aprendizagem

O Senac Bauru oferece o programa durante todo o ano. As primeiras turmas de 2018 terão início em 15 de janeiro e já estão com inscrições abertas: Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos; Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados; e Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas.

Durante o curso, os alunos também realizam um Projeto Integrador, que os estimula a encontrar soluções para situações-problema, propiciando condições de um aprendizado amplo e significativo. Ao longo das aulas, os jovens são estimulados à pesquisa, análise crítica, reflexão e investigação, visando ao desenvolvimento das competências previstas no perfil profissional de conclusão.

O curso é gratuito e a inscrição do jovem deve ser feita pela empresa em que ele atuará como aprendiz em paralelo às aulas. Para mais informações sobre como participar do programa Aprendizagem, acesse: www.sp.senac.br/aprendizagem.

 

Serviço:

 Senac Bauru

Endereço: Avenida Nações Unidas 10-22 – Centro

Informações: www.sp.senac.br/bauru

 

Ricardo Missão
Assessoria de Imprensa
ConTexto Comunicação Corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com