FESTIVAL QUILOMBO GROOVE REALIZA VERNISSAGE NA CASA PONCE PAZ, COM DJ PAULÃO E VIOLEIRO GOIANITO

Nesta sexta-feira, 11 de maio, a partir das 19h, será realizada na Casa Ponce Paz, a vernissage de abertura da exposição de pinturas de artistas radicados no estado de São Paulo, que foram escolhidos pelo curador da mostra Gastão Debreix.

No inicio do ano, foi realizado em todo o estado de São Paulo, um chamamento público para escolha dos trabalhos artísticos para exposição e ocupação durante o Festival Quilombo Groove 3 – REVANCHE, que está sendo realizado desde o dia 03 de maio, na cidade de Bauru. Foram recebidas mais de quarenta propostas de artistas de todo o estado. A exposição das obras permanece na Casa Ponce Paz até o dia 30 de maio.

Durante o vernissage, haverá a apresentação musical do Goianito – o violeiro de Ibitinga. Seus parceiros mais conhecidos foram: Coitelo, Zé da Cunha, Boiadeiro e José Rico. Começou a tocar aos sete anos de idade, tendo os primeiros ensinamentos do instrumento dados pelo seu pai, na fazenda Palmeira, na região de Ibitinga.

WhatsApp Image 2018-05-10 at 14.36.22

Haverá também discotecagem com Paulo Sakae Tahira, o DJ Paulão, referência na nova geração quando se fala em pesquisas sobre a música brasileira.

Pesquisador do Tropicalismo nos anos 90 e discografia do Brasil nos últimos 60 anos. Em 2005, colaborou com a exposição Tropicália: ‘A revolution in Brazilian culture’, realizada pelo Museum of Contemporary Art de Chicago e pelo Bronx Museum of Art, e responsável pela volta dos Mutantes, em show apoteótico no Barbican Gallery of London.

Em 2012 auxiliou com pesquisa discográfica no filme Tropicália, de Marcelo Machado. Lançou seu primeiro vinil, BRAZUCA! samba rock and brazilian groove in the golden years (1966-1978), uma coletânea de samba rock e soul brasileiro lançada pelo selo holandes Kindred Spirits em 2013.

No momento, concentra sua pesquisa musical em músicas brasileiras com influências de matrizes africanas, e na herança musical das religiões afrobrasileiras. Esse será o tema da próxima compilação, Afrobrazuca! Em 2006 recebeu da Câmara Municipal de Campinas o Diploma de Mérito ‘Zumbi dos Palmares’, pelo ‘destaque na defesa e na integração social dos membros da comunidade e na difusão da cultura afrobrasileira’.

O projeto Quilombo Groove 3 é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura; PROAC; Prefeitura Municipal de Bauru e Secretaria Municipal de Cultura. Outras informações, acesse o site http://quilombogroove.com.br/ e https://www.facebook.com/quilombogroove3/

Serviço:
Exposições artísticas Casa Ponce Paz, Show Goianito e DJ Paulão
Data: 11 de maio
Endereço: Rua Antônio Alves, 9-10. Centro
Horário: 19h

Foto: Tela da artista plástica Jéssica de Castro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com