Fisioterapeuta bauruense participa de congresso de treinamento em Chicago.

Giancarlo Fellipe é fisioterapeuta e proprietário da Academia Gian Sport Fitness na cidade de Bauru. Desde os anos 2000, seu trabalho consiste em tratamentos fisioterapêuticos para reabilitação de pré e pós-cirurgias ortopédicas, e pra reabilitação física geral de atletas e esportistas. Além disso, sua academia também oferece tratamentos através de Cinesioterapia, e exercícios voltados para o condicionamento físico, emagrecimento, musculação, reabilitação de traumas e melhora na performance para atletas profissionais e amadores.

Mark Verstegen durante o evento em Chicago-IL.
Mark Verstegen durante o evento em Chicago-IL.

O fisioterapeuta participou do evento “3-Day Functional Training Summit”, realizado pela Perform Better, empresa fabricante de equipamentos para academia, nos dias 27, 28 e 29 de Julho em Chicago-Illinois. Todo ano são realizados seminários sobre novos estudos e equipamentos disponíveis no mercado na área de treinamento funcional e reabilitação física, com a intenção de trazer estas informações para os profissionais da área.

O evento trouxe nomes muito influentes no assunto, como os palestrantes Stuart Mc Guill e Mark Verstegen. Stuart McGill possui doutorado em tratamento e fortalecimento da coluna, mais de 240 artigos científicos, diversos livros didáticos e prêmios internacionais. Já Mark Verstegen, é desenvolvedor do método de treinamento funcional EXOS, um dos mais completos e modernos da atualidade, e foi treinador físico da seleção Alemã a copa de 2014, em que o país foi campeão mundial.

0e9a3c20-d8be-4693-852d-53c8b03f4b9f
Stuart McGill e Gian durante o evento.

Gian contou um pouco sobre a sua experiência no evento, e como as palestras foram úteis para a sua carreira. Primeiro, comentou sobre a palestra que mais chamou sua atenção, que foi a do Treinador Jason Glass sobre treinamento rotacional. O treinador trabalha com atletas de esportes como Golf, Baseball e Hockey no Gelo, exercícios que exigem a rotação do tronco do atleta, e mostrou resultados interessantes sobre novos tipos de treinamento que focam na força muscular para desacelerar movimento de rotação, o contrário do tradicional, que fortalece a musculatura do movimento de rotação.

“Ele (Treinador Jason Glass) afirma que o sistema nervoso central só permite você realizar um movimento de rotação que seja proporcional a sua capacidade de desacelerar esse movimento! Ou seja, mesmo que você tenha a musculatura mais potente do mundo para rebater uma bola de Baseball você só conseguirá usar a força proporcional a qual seu corpo consegue ‘frear’ esse movimento. “Logo, fortalecendo essa musculatura antagonista, os atletas conseguiram ganhos de desempenho consideráveis”, diz Gian.Ele conta que adquiriu informações muito relevantes para sua carreira no congresso, já que os Estados Unidos possui um alto nível de ciência na área fitness e de saúde, e que até já colocou alguns dos aprendizados em prática, como alguns conceitos de descompressão articular na recuperação da mobilidade em lesões de ligamento do tornozelo, por exemplo. “Os resultados foram impressionantes. Logo após a manipulação pôde-se observar ganhos de 15% na amplitude articular de um paciente com entorse grau 2 (não cirúrgico)”, diz.

Por fim, Gian acrescenta: “Ficou muito evidente como se investe pouco em eventos como esse no Brasil. A comunidade da fisioterapia e da Educação Física poderia se beneficiar e evoluir muito com esses eventos, trazendo novos tratamentos mais eficientes para a população que tanto carece”.

A clínica Gian Sport Fitness fica na Rua Azarias Leite, 17-28 Vila Mesquita, Bauru/SP, e atende pelo telefone (14) 3227-3043.
Para saber mais sobre eles, acesse o site www.giansportfitness.com.br ou www.facebook.com/giansportfitness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com