Maio Amarelo: Seconci-SP enfatiza a prevenção para hepatite

Neste mês, a Unidade Bauru também adere à campanha internacional que frisa a prudência no trânsito.

Foto: Fachada da Unidade Bauru do Seconci-SP iluminada com a cor amarela/Crédito: Bruna Dias. 

Dentre as temáticas variadas, o mês de maio é lembrado pela cor amarela, para a saúde, em virtude da prevenção para a hepatite. Além disso, também alerta, por meio de uma campanha internacional, a importância para a prudência e responsabilidade ao volante. Por isso, neste mês, a unidade Bauru do Seconci-SP (Servico Social da Construção), segue iluminando sua fachada, todas as noites, com a cor amarela, em uma alusão às campanhas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a hepatite é a inflamação do fígado, que geralmente é causada por vírus ou abusivo uso de medicamentos. Os sintomas da hepatite podem surgir poucos dias depois do contato com o vírus, e se manifestam através da cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos e o seu tratamento depende do que originou a doença.
 
Sintomas:
– Dor de cabeça e mal-estar geral;
– Dor e inchaço abdominal;
– Cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos;
– Urina escura;
– Fezes claras;
– Náuseas, vômitos e emagrecimento sem causa aparente.
 
As causas da hepatite podem envolver a contaminação com vírus, bactérias ou parasitas, sendo que no Brasil os vírus da hepatite A, B e C são os maiores responsáveis pelos casos de hepatite. Dessa forma, as causas da inflamação no fígado podem ser:
– Infecção com vírus da hepatite A, B, C, D, E, G; bactérias ou parasitas causadoras da hepatite;
– Medicamentos;
– Consumo excessivo de bebidas alcoólicas e
– Ingestão de cogumelo venenoso.
 
Transmissão 
A transmissão da hepatite pode ocorrer pelo contato oral-fecal ou pelo sangue contaminado. Algumas formas de contaminação com a hepatite são:
– Partilhar seringas;
– Relação sexual sem preservativo;
– Consumir alimentos ou água contaminados;
– Contato com urina ou fezes do indivíduo contaminado.
 
Prevenção 
Em relação à prevenção da hepatite, é recomendado tomar as vacinas contra os tipos A e B, usar preservativo em todas as relações sexuais, não partilhar seringas e adotar medidas de higiene como sempre lavar as mãos depois de ir ao banheiro e antes de comer. Além disso, é importante ser cauteloso ao realizar fazer tatuagens ou inserir piercings, exigindo materiais novos ou devidamente esterilizados.

 

Sobre o Seconci-SP

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) é direito do trabalhador do setor e está previsto em Convenção Coletiva de Trabalho. A entidade oferece atendimento médico-ambulatorial e odontológico de qualidade e com agilidade para promover saúde e qualidade de vida a esses trabalhadores. A Unidade Bauru está localizada na Rua Gustavo Maciel, 16-16.Telefone: (14) 3570-1032.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com