Professora de beach tennis da Luso é bicampeã de torneio mundial no Rio

Pelo segundo ano consecutivo, Maria Simei Pieper foi campeã em simples, além de vice-campeã em duplas mistas, em um dos maiores torneios mundiais da modalidade.

Foto: Maria Simei Pieper com as medalhas conquistadas na competição disputada no Rio de Janeiro. Créditos: Marcelo Ferrazoli/Assessoria Luso.

Instrutora das aulas de beach tennis da Associação Luso Brasileira de Bauru, Maria Simei Pieper sagrou-se bicampeã brasileira no Copacabana Open de Beach Tennis realizado no Rio de Janeiro entre os dias 1 e 5 de maio, torneio que teve a chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF) e da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e reuniu mais de 1500 inscritos, entre eles as maiores estrelas mundiais da modalidade.

Pieper já havia conquistado o mesmo título na primeira edição da competição, em 2018, no Rio de Janeiro. Este ano, atuando também na categoria Simples Feminina, Pieper foi campeã após vencer seis jogos e superar na final a carioca Tim Tim. Além disso, ela também faturou o vice-campeonato das duplas mistas em parceria com o carioca Alexandre, sendo superados na final por uma dupla paraibana. “Mais do que uma conquista pessoal, ter vencido uma competição tão significativa como essa representa mais um passo para estimular e popularizar ainda a prática desse esporte em Bauru”, enfatiza a professora da Luso.

 

Currículo de respeito

Maria Simei Pieper tem grande experiência e currículo recheado na modalidade. Iniciou a prática do tênis de praia na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 2014 e, posteriormente, se aperfeiçoou e evoluiu com aulas e cursos com profissionais de renome do esporte, como Narck Rodrigues, da Seleção Brasileira de Beach Tennis, Placido Russo, Juca, da Seleção Brasileira e Seleção Paulista de Beach Tennis, e Samatha Barijan (atleta integrante do ranking mundial de Beach Tennis).

Também conquistou vários títulos na modalidade, tendo sido campeã dos torneios nas praias de Copacabana (2015), Flamengo (2016) e por equipes em Copacabana (2016), além dos vice-campeonatos do Torneio ITF da Barra da Tijuca (2015) e dos Jogos de Verão na Praia de Ipanema (2015).

 

História do beach tennis

O beach tennis foi criado, em meados de 1987, na província de Ravennana, na Itália. Em 1996, o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, este esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos. Segundo a Federação Internacional de Tênis (ITF), ele é praticado por mais de 500 mil pessoas espalhadas em todos os continentes, independentemente de sexo e idade.

A modalidade chegou ao Brasil, em 2008, no Rio de Janeiro. Desde então, o beach tennis vem crescendo rapidamente para outras cidades litorâneas brasileiras. Ganhou popularidade, inclusive, nas cidades não praianas, como Belo Horizonte, Brasília e Araraquara. Entre os locais onde há maior número de praticantes estão Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Salvador, Campina Grande, Cachoeira de Itapemirim, Novo Hamburgo, Natal, Brasília, Maringá e São Paulo. Hoje, segundo a ITF, o Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade.

O sucesso do beach tennis no Brasil e no mundo deve-se pela facilidade com que uma pessoa aprende a jogar e pela diversão que ele proporciona mesmo para quem nunca praticou antes. Além disso, é uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde.

Atualmente, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) é a entidade que regula o esporte no país. Apesar do esporte ser relativamente novo no Brasil, o país já conseguiu resultados significativos, como o terceiro lugar no Campeonato Mundial em Ravenna (2008), o primeiro lugar na Copa das Nações em Aruba (2010), campeão no mundial por equipes (2013), campeão mundiais na Cervia (2016), campeão Sul-Americano (2014) e campeão Pan-Americano (2014, 2015, 2016 e 2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com