Projeto Ateliê Aberto teve início na última quarta-feira

Nesta quarta-feira (12), a Pinacoteca e Casa Ponce Paz receberam o projeto Ateliê Aberto. Alunos do Colégio Athena visitaram o Ateliê e puderam conhecer o trabalho do artista plástico e escultor José dos Santos Laranjeira. Na ocasião, os alunos acompanharam o restauro da obra que retrata Salvador Ponce, um dos integrantes dos irmãos Ponce, que foram importantes artistas plásticos e escultores na cidade de Bauru.

O objetivo do Ateliê é realizar o encontro do público com os artistas e apresentar as técnicas artísticas e diversos materiais. É também uma oportunidade para os participantes dialogarem com os artistas sobre os conceitos e processos criativos que compõem uma obra de arte.

Segundo José dos Santos Laranjeira, que conheceu os Irmãos Ponce, é muito importante aproximar as pessoas da cultura, da arte e dos artistas locais. “Trabalhar com arte é muito gratificante. Todo evento que dá a oportunidade de apresentar a arte e valorizar os artistas locais merece importância. Eu estou muito feliz de ter participado, pois tenho um vínculo emocional muito forte com a família Ponce”.

O artista, que considera que o projeto Ateliê Aberto é uma importante iniciativa para a preservação e divulgação do patrimônio artístico, ressalta que “se não temos relação com a história, negamos o passado e ficamos incompletos. Precisamos ter essa relação entre passado, presente e futuro.”

Segundo Paulo Barreto, funcionário da Secretaria Municipal de Cultura “esta é uma ação educativa, que é aberta ao público em geral e deseja valorizar aos artistas locais, tanto da Pinacoteca como convidados. Ter o contato com o artista e conhecer o processo criativo de uma escultura, uma pintura, uma obra de modo geral, é fundamental para valorizar a arte na cidade”.

Os grupos interessados em visitar o Ateliê Aberto devem agendar horário através do telefone: (14) 3232-1552.

Sobre o artista

Nascido em Bauru, José dos Santos Laranjeira é artista plástico, escultor e professor de artes visuais na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – Faac, da Universidade Estadual Paulista – Unesp. Entre as suas obras, Laranjeira é autor do leão do Lions Clube na Nações Unidas, do painel que fica em frente ao Cemitério da Saudade e do monumento da Praça da Paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com