SESI Bauru tem três judocas no Brasileiro Sub-21 e recebe seminário com maior referência da luta olímpica do Brasil

Guilherme Cabral, Giovanna Fontes e Gabriel Soares disputarão Nacional na Bahia; Edson Kudo ministrará evento de wrestling e submission com objetivo de aperfeiçoar técnicas de judocas do SESI Bauru.

O judô do SESI Bauru estará em ação neste final de semana em dois grandes eventos. Um deles será o Campeonato Brasileiro Sub-21, que será realizado nos dias 7 e 8 de setembro, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia, reunindo mais de 340 judocas, sendo três deles do SESI Bauru: Guilherme Cabral (+100kg), Giovanna Fontes (-78kg) e Gabriel Soares (-55kg). O outro será o Seminário de Wrestling e Submission, que será neste sábado com a presença de Edson Kudo, considerado a maior referência da luta olímpica do Brasil.

O Brasileiro Sub-21 será importante para os judocas, pois irá distribuir pontos no Ranking Nacional da classe, além de ser a última competição da CBJ que irá contemplar a categoria superligeiro (masculina e feminina) Sub-21.

Foram pré-inscritos 344 atletas, sendo 182 homens e 162 mulheres de 25 estados, mais o Distrito Federal. O peso ligeiro foi o que teve mais inscrições de atletas: 31 atletas no masculino e 26 no feminino.

Na edição 2018 da competição, também em solo baiano, São Paulo liderou o quadro geral de medalhas. No masculino, ficou à frente de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Já no feminino, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro fecharam o top 5 da competição.

As lutas começam no sábado, 7, a partir das 9h, com os combates das categorias Superligeiro, Ligeiro, Meio-Leve e Leve, pela manhã, enquanto as disputas por medalhas acontecem às 15h. No domingo, 8, entram no tatame os atletas das categorias Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado e Pesado, pela manhã, com as disputas por medalhas a partir de 12h30.

Para o técnico dos atletas do SESI Bauru, Omar Augusto Miquinioty Junior, que também estará presente na competição em Lauro de Freitas, os três judocas têm chances reais de medalhas. “No Brasileiro a equipe de SP é uma das favoritas pelo celeiro que é o Estado com atletas de alto nível. Nossos atletas têm boas chances de medalhas, pois estão bem preparados e já tem experiência. A Giovanna está na seleção brasileira e é cotada para ir ao Mundial deste ano; o Guilherme tem rodagem internacional e está correndo por fora atrás da vaga para o Mundial e o Gabriel é atleta que este ano se saiu muito bem nas competições do Estado de SP, conquistando a vaga por estar liderando o ranking paulista e tendo muita regularidade nas competições, ganhando medalhas em praticamente todas. O SESI Bauru está indo com três atletas com chances reais de medalhas e estamos na esperança de conquistá-las?”, analisa o treinador.

 

Seminário

O judô de Alto Rendimento do SESI Bauru também estará no tatame, neste sábado, de olho no aprimoramento técnico para a disputa de competições de alto nível. Pela manhã, os judocas participarão de Seminário de Wrestling e Submission, no SESI Bauru, que será ministrado por Edson Kudo, considerado como a maior referência da luta olímpica do Brasil.

Kudo tem currículo de respeito nas modalidades, sendo atualmente diretor técnico da Federação Paulista de Wrestling e tendo sido técnico da seleção brasileira de 2001 a 2009, período em que conquistou dezenas de medalhas para o Brasil em competições como os Jogos Pan-Americanos, Jogos Sul-Americanos e Campeonato Pan-Americano. Como atleta Kudo foi 10 vezes campeão brasileiro de wrestling, entre outros títulos conquistados em competições internacionais.

“É um trabalho que o SESI está fazendo semelhante ao que faz o Japão, que, desde o último ciclo olímpico, está trabalhando com especialista de wrestling. Com este seminário adaptado para o judô, o objetivo é passar para os judocas, especialmente, técnicas de contragolpe de wrestling. Além disso, também estamos trabalhando o jiu-jítsu com os atletas a fim de que possamos suprir todas as necessidades de contragolpe e lutas de chão”, destaca o sensei e preparador físico Marco Dantas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com