Teatro Municipal recebe espetáculo “Corpos Ausentes” neste final de semana

O espetáculo “Corpos Ausentes” terá duas apresentações neste final de semana no Teatro Municipal de Bauru, além da realização de uma oficina de dança. A primeira apresentação ocorre nesta sexta-feira (04), às 14h, voltada a alunos das escolas municipais, e a segunda será às 20h do sábado (05). As apresentações são abertas ao público e a entrada é gratuita.

Idealizado pelo Grupo de Artes Soma, de Campinas, o projeto do espetáculo foi premiado no Edital ProAC “Apoio a Projetos de Jovens Artistas Para Produção de Primeiras Obras de Espetáculo e Temporada de Dança” da Secretaria de Cultura e Governo do Estado de São Paulo e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

O espetáculo levanta uma reflexão ao público a partir, justamente, do corpo, do movimento e da experiência expressiva da dança. A direção é balizada pelo pensar as relações entre corpo e cultura no mundo virtual.
As pesquisas trabalharam a temática através de um viés artístico em que a dança dialoga com as artes visuais e a música, criando assim uma estética de composição entre cenário e dançarinos.

Sinopse
O projeto “Corpos Ausentes” vai pesquisar, criar, interpretar perguntas em relação ao lugar do corpo no mundo contemporâneo. De acordo com os organizadores “procura trabalhar a relação entre corpo e cultura, refletindo sobre a crescente presença dos aparelhos digitais nas nossas vidas, processo que altera as dinâmicas das relações sociais, altera as relações do corpo consigo mesmo e com o mundo. Um mundo de imagens que substituem corpos, que inventam um outro que o real e que o avessam, colocando-o em questão. Um virtual que joga com o real, indagando-o.”

Grupo de Artes Soma
O Grupo de Artes Soma é formado por dois dançarinos, Clara de Clara e Henrique Hokamura, o músico Nathanael Martins e o artista visual Caró Brandão. Foi criado com a intenção de ser um projeto de criação entre as fronteiras das respectivas artes.

Clara de Clara e Henrique Hokamura são estudantes de Artes Corporais e Caró Brandão de Artes Visuais do Instituto de Artes, Nathanael é músico e estudante de Ciências Sociais. Todos são graduandos da Unicamp e residem na cidade de Campinas.

Oficina de Dança
No sábado (05), das 15h às 17h, será realizada a oficina de dança “Corpos Presentes”, integrante do espetáculo “Corpos Ausentes, do Grupo de Artes Soma. As 15 vagas já foram preenchidas antecipadamente.

O objetivo da oficina é apresentar o processo de criação e desenvolver dinâmicas que acrescentem e enriqueçam o tema abordado, além da experiência de vivenciá-lo em grupo, expandindo o compartilhamento da ação com outros corpos.

SERVIÇO
Espetáculo de Dança “CORPOS AUSENTES”
Data: 04/05, às 14h
Público: escolas
Entrada Gratuita

Data: 05/05, às 20h
Livre para todos os públicos
Entrada Gratuita

Local: Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves Av. Nações Unidas 8-9 Centro

foto: divulgação
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO | PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com